quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Bullying

Título: Texto informativo – Bullying xCyberbullying nas escolas


E.E. Washington Modesto Gontijo de Faria
Gleice Glória Soares
Turma 1 – 2º. Ano do Ensino Médio
Turma 2 – 3º. Ano do Ensino Médio

Período/ data: 04 aulas de 50 minutos cada.

Justificativa:
Um dos maiores problemas enfrentados atualmente nas escolas, é a falta de respeito pelo próximo e pelas suas características próprias. É importante perceber que somos indivíduos ímpares, logo somos diferentes, o que não nos torna nem melhor, nem pior ao nosso semelhante.
Aprender a entender e a respeitar essas diferenças é fundamental para vivermos em sociedade. Uma vez que na escola é um local PARA TODOS, surgiu a necessidade de inserir no currículo o respeito ao próximo.

Objetivos Gerais e Específicos :

·        Considerar os contextos de produção, circulação e recepção de textos, na compreensão e na produção textual, produtiva e autonomamente;
·        Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto de produção, circulação e recepção;
·        Usar índices, sumários, cadernos e suplementos de jornais, livros, revista e sites para identificar textos de diferentes gêneros;
·        Reconhecer semelhanças e diferenças de tratamento dado a um mesmo tópico discursivo em textos de diferentes gêneros;
·        Reconhecer o objetivo comunicativo (finalidade ou função sociocomunicativa) de um texto;
·        Identificar o destinatário previsto para um texto a partir do suporte e da variedade linguística ou estilística desse texto;
·        Relacionar os gêneros de texto às praticas sociais que os requerem;
·        Reconhecer em um texto, marcas da identificação política, religiosa, ideológica ou de interesses econômicos do produtor;
·        Participar de situações comunicativas;
·        Promover o contato dos alunos com os recursos da informática;
·        Ler e entender a diferença entre Bullying e Cyberbullying;
·        Pesquisar a origem do nome : Bullying;
·        Conhecer o texto informativo;
·        Reconhecer as características do texto informativo;
·        Entender como é importante o respeito ao próximo;
·        Aprender com as diferenças;
·        Resolver às questões propostas;
·        Criar um texto informativo;
·        Ajudar a divulgar a importância do Respeito e Tolerância no ambiente escolar e comunitário;

Conteúdos Curriculares
Compreensão e Produção de Textos
Contexto de produção, circulação e recepção de textos.

Plano de ações:
Ação 1
Tempo previsto: 2 aulas
·        Utilização da sala de informática da escola;
·        Atividades realizadas em duplas de alunos;
·        Leitura do texto informativo sobre Bullying ( http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/
·        Debate sobre o texto.
·        Pesquisa de textos diferentes sobre o tema ‘Bullying e Cyberbullying” na rede.
Ação 2
Tempo previsto: 2 aulas
·        Utilização de vídeo do Youtube;( http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7uko

·        Debate sobre os vídeos.
·        Pesquisa de imagens vinculadas na internet sobre o tema.

1 – Para promover o contato dos alunos com o gênero a ser estudado – gênero informativo - , os alunos deverão acessar as páginas seguintes e lerem o texto postado “ Bullying Tô Fora” ..
No segundo momento assistiremos a um vídeo O que é Bullying/ Bullying nas escolas..

Atividade 1
¨
Após a Leitura do texto proposto, os alunos deverão responder ao seguinte questionário em seu caderno de Língua Portuguesa:
01) O que significa o termo “Bullying”?
02) E “ Cyberbullying”?
03) O que é Bullying indireto?
04) Onde pode acontecer um Bullying? Justifique sua resposta.
05) Quais são os direitos que o ato de Bullying desrespeita?
06) Quais são as séries mais praticantes do Bullying no ambiente escolar?
07) Qual foi a medida tomada no Rio de Janeiro para tentar conter o Bullying?
08) O que pode acontecer a quem descumprir a exigência da lei?
09) Qual é a porcentagem de alunos que sofreram Bullying no Brasil?
10) O que você acha que devemos fazer para conter o Bullying em nossa escola?
Atividade 2

Cada dupla deverá montar cartazes, e afixa-los  em todos os ambientes da escola, informando o que é bullying.


Atividade 3

Cada dupla, deverá entrevistar os colegas de escola, professores, serviçais, diretores, bibliotecária, assessores pedagógicos e demais funcionários do corpo escolar, e montar um gráfico sobre a quantidade de pessoas no ambiente educacional que já sofreram algum tipo de Bullying. Em seguida será montado um painel com um gráfico informativo sobre a pesquisa efetuada.

Atividade 4

Cada dupla, deverá fazer um vídeo explicando o que é bullying, apresentar uma entrevista.
Em seguida faremos uma mostra de vídeos dos alunos.

Avaliação
A avaliação será contínua, onde todos os alunos serão observados de perto quanto a sua participação em todo o desenvolvimento do acima projeto apresentado.

Fontes de pesquisa

6 comentários:

  1. 1-Valentão, para descrever formas de violência verbal, física ou psica.

    2-Cyber bullying é quando utiliza-se internet, celulares ou outreos dispositivos,com textos ,imagens para ferir ou constranger outra pessoa.

    3-Bullying indireto é mais praticado por mulheres e crianças e suas características são:isolamento social, comentários impropios, intimidação,critica sobre o modo e vestir, religião e etc...

    4-Principalmente no ambiente escolar e também onde se encontra um grupo social com pessoas de culturas diferentes.

    5- O direito de ir e vir, o direito de conviver com as pessoas.

    6- Uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que os alunos de 6º e 7º anos são os mais atingidos pelas humilhações do bullying. Desses, 17% estão envolvidos de alguma forma sendo os agressores, ou agredidos, ou os dois.

    7- No Rio de Janeiro foi sancionada uma lei estadual em 23 de setembro de 2010 obrigando escolas públicas e privadas a notificarem casos de bullying à polícia.

    8 -Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.

    9- Ao menos 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental já sofreram maus-tratos.

    10-Hoje em dia a violência esta cada vez mais sem limite. Por isso a única medida a ser tomada, é torna os alunos conhecedores dessas violências, com vídeos, pesquisas, para eles perceberem que praticar bullying não é vantagem porque o que pratica hoje pode ser a vitima de amanhã.


    Nome : Lauriana , Wellen Turma:301

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  2. Nomes: Julie Ana, Karolina Aganetti
    turma: 301.

    RESPOSTAS.

    1: Bullying é um termo em inglês (bully – “valentão”) utilizado para descrever formas de violência verbais, físicas ou psicológicas, intencionais ou repetitivas praticado por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender.

    2:O cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

    3:bullying indireto, forma mais comum entre as mulheres e crianças, sendo sua característica o isolamento social da vítima obtido por espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos como etnia e religião. Além desses meios utilizados pelo agressor, outros também são considerados como agressões como insultar a vítima, ataques físicos, danificar pertences e expressões ameaçadoras.

    4: Pode acontecer principalmente nas escolas. Porque os alunos nao respeitam o ambiente escolar nem seus colegas, e acabam tornando agressivos.

    5: Por desrespeitarem princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana, atos de bullying configuram-se como atos ilícitos. O Código Civil brasileiro determina que todo ato ilícito que cause dano a outra pessoa gera o dever de indenizar. A responsabilidade do ato também pode ser enquadrada no Código de Defesa do Consumidor levando escolas, por exemplo, a também terem responsabilidade sobre o ato tendo em vista que são prestadores de servidos aos consumidores.

    6: De acordo com pesquisas são 6º e 7º series.

    7:No Rio de Janeiro foi sancionada uma lei estadual em 23 de setembro de 2010 obrigando escolas públicas e privadas a notificarem casos de bullying à polícia. Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.

    8:Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.

    9: Três em cada dez estudantes no Brasil sofrem de bullying.

    10: As escolas precisam organizar projetos para combater o avanço do Bullying, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade.

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  3. Welton e Rihane

    1-Bllying é um termo em inglês (bully – “valentão”) utilizado para descrever formas de violência verbais, físicas ou psicológicas, intencionais ou repetitivas praticado por um indivíduo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender.
    2-Bllying feito a partin de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como orkut e twitter, o uso de tecnologias de informação e comunicação estão se tornando a forma mais comum de bullying chamado de cyberbullying.
    3-O bllying direto, a forma mais comum entre agressores masculinos.
    4-o bullyig pode ser praticado em cualquer lujgar bas alguem fazer auguma agressão fisica ou com palavras.
    5-todos por que os agressores invadem as intimidades das pessoas.
    6-O 6º e 7º anos são os mais atingidos pelas humilhações do bullying.
    7-No Rio de Janeiro foi sancionada uma lei estadual em 23 de setembro de 2010 obrigando escolas públicas e privadas a notificarem casos de bullying à polícia.
    8- Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.
    9-São 17% dos alunos envolvidos de alguma forma sendo os agressores, ou agredidos.
    10-Consientisa a todos da escola des dos alunos da primeira série do ensino fundamental ate o terceiro ano do ensino médio,para que tosdo não fassam o passem por esse tipo de violência.

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  4. Ana carolina e laísa (segundo ano)


    1-aquela pessoa que humilha os outros para mostrar que e melhor ,o famoso valentão.

    2-e quando o bulling e praticado pela internet,como redes sociais e relacionamentos.

    3-e quando as pessoas intimidam além da vitíma também as pessoas que tentam ajudar e que tentam se aproximar.

    4-pode acontecer em todo lugar principalmente em escolas por que e onde os adolescentes começam a querer mostrar que pode ser melhor que os outros como se fosse um tipo de competição.

    5- o direito da pessoa conviver com os outros de ir e vir e invasão de intimidade.

    6-sexto e sétimo ano.

    7- uma lei para as escolas notificarem todos os casos possivéis de bulling ocorrido na escola.

    8-uma multa de até 20 salários.

    9-28% dos alunos entre a quinta e sexta série ja sofreu ou praticou algum tipo de bulling.

    10-para começar falar muito sobre o assunto para os alunos conhecerem o problema e depois com a parceria dos pais, alunos, professores e diretores conseguir amenizar o problema.

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  5. Carol e Luciana


    1- O Bullying e uma forma de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem.


    2- E quando você pratica o ato de ofender a pessoa em publico.
    Exemplo : redes Sociais.

    3- E praticado mais por mulheres e crianças as características são : isolamento social , imitações , comentários improporcionais tipo como ela anda como ela vesti etc.

    4- O Lugar que acontece mais e onde temos que conviver com muitas pessoas , no trabalho na escola , onde a bastante pessoas que sofre sinta vergonha.

    5- Desrespeita a liberdade das pessoas , elas acaba ficando presa achando que tudo aquilo que falam e verdade, o direito de si vesti de anda isso tudo acaba

    6- 6º e 7º porque são crianças ainda e não sabem nem ao menos o que estão falando se os pais não explicarem que isso e errado , ela vão faze como se fosse a coisa mais normal do mundo.

    7- Uma lei para as escolas notificarem todos os casos possivéis de bulling ocorrido na escola.

    8- Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.

    9- 30% dos alunas sobrem esse ato , entre os 30 a metade praticam a outra sobrem.

    10- Não deixa que isso siga em frente conversando e explicando que isso não e legal , concerteza isso acaba.

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  6. Allan lima
    turma:201

    1- é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo

    2- é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis

    3-bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.

    4-O assédio pode acontecer em escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.Porque existem pensamentos diferente,comportmento jetio de falar e etc.

    5- interfere em todos os direitos com o de se expressar,interagir,da opinioes e etc.

    6-De acordo com pesquisas são 6º e 7º series.

    7-No Rio de Janeiro foi sancionada uma lei estadual em 23 de setembro de 2010 obrigando escolas públicas e privadas a notificarem casos de bullying à polícia.

    8- Caso a lei seja descumprida, a multa pode chegar a 20 salários mínimos.

    9-35,3% de estudantes j sofreram bullying.

    10-Informar mais sobre o assunto explicando as consequências que esse ato pode trazer na vida de uma pessoa.e conscientizar nao so os alunos mas tambem a polulaçao

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