quarta-feira, 14 de maio de 2014

Atividade Fábula para o ensino médio

A SOLUÇÃO

 
             O sr. Lobo encontrou o sr. Cordeiro numa reunião do Rotary e se queixou de que a fábrica do sr. Cordeiro estava poluindo o rio que passava pelas terras do sr. Lobo, matando os peixes, espantando os pássaros e, ainda por cima, cheirando mal.
O sr. Cordeiro argumentou que, em primeiro  lugar, a fábrica não era sua, era de seu pai, e, em segundo lugar não podia fechá-la, pois isto agravaria o problema do desemprego na região, e o sr. Lobo certamente não ia querer bandos de desempregados nas suas terras, pescando seu peixe, matando seus pássaros para assar e comer e ainda por cima cheirando mal.
- Instale equipamento antipoluente, insistiu o sr. Lobo.
- Ora, meu caro, retrucou o sr. Cordeiro, isso custa dinheiro, e para onde iria meu lucro? Você certamente não é contra o lucro, sr. Lobo! disse o cordeiro, preocupado, examinando o sr. Lobo atrás de algum sinal de socialismo latente.
- Não, não! disse o sr. Lobo. Mas isto não pode continuar. É uma agressão à Natureza e, o que é mais grave, à minha Natureza. Se fosse à Natureza do vizinho…
- E se eu não parar? perguntou o sr. Cordeiro.
- Então, respondeu o sr. lobo, mastigando um salgadinho com seus caninos reluzentes, eu serei obrigado a devorá-lo, meu caro.
Ao que o sr. Cordeiro retrucou que havia uma solução:
- Por que o senhor não entra de sócio na fábrica Cordeiro e Filho?
-  Ótimo, disse o sr. Lobo.
E desse dia em diante não houve mais poluição no rio que passava pelas terras do sr. lobo. Ou pelo menos, o sr. Lobo nunca mais se queixou.
(Luis Fernando Veríssimo. Santinho. Porto Alegre, L&PM.)
Vocabulário:
Rotary – organização filantrópica internacional espalhada em mais de 150 países. Fundada nos Estados Unidos em 1905, seus associados, inicialmente se reuniam em suas próprias casas, num sistema de rotatividade, derivando daí o nome de Rotary.
Socialismo – doutrina que visa melhorar o bem comum pela transformação da sociedade.
Latente – oculto, disfarçado
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1. Lendo o texto podemos concluir que:
a. (   ) O lobo age simplesmente como um animal selvagem.
b. (   ) O cordeiro é apenas um animal doméstico.
c. (   ) O lobo e o cordeiro agem, falam e raciocinam como se fossem pessoas. Ambos são animais personalizados na história.

2. Argumentar é defender uma ideia, baseando-se em fatos e provas. Que argumentos apresentou o sr. Cordeiro ao sr. Lobo para não fechar a fábrica que estava poluindo o rio?

3. O texto baseia-se na fábula “O lobo e o cordeiro” de Esopo, que tem um final diferente desta. Liste as igualdades e diferenças existentes entre as narrativas. Você terá que ler também as traduções da fábula escrita por Esopo postada neste site.

4. Este texto nos sugere que:
a. (   ) os fracos sempre têm uma saída contra os poderosos.
b. (   ) o homem sempre procura seus interesses
c. (   ) os mais fortes acabam tirando vantagens e levando a melhor sobre os mais fracos

5. O texto nos remete a problemas que se agravam nas grandes cidades. Cite um deles que está presente na narrativa.

6. Toda fábula encerra uma lição ou ensinamento moral, onde os escritores a concluem com uma pequena frase ou “moral da história”. No texto, Luis Fernando Veríssimo não faz o encerramento desta história com esta pequena frase. Escreva você, então, uma pequena frase que traduza a lição ou moral desta história.
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GABARITO
Questão 1:   Alternativa C
Questão 2:
1 – que a fábrica não era sua, era de seu pai
2 – não poderia fechá-la porque agravaria o problema do desemprego na região
3 – os desempregados iriam invadir as terras do sr. Lobo e consumir os peixes, os pássaros e ainda iam cheirar mal
Questão 3:
Na fábula de Esopo Na história de Veríssimo
1. o lobo e o cordeiro não são amigos e se encontram por acaso no riacho; 2 . o lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do riacho onde ele costuma beber;
3. o cordeiro se defende com argumentos irrefutáveis (estava abaixo da correnteza do rio; não havia nascido ainda na época que o lobo o acusou de falar mal dele)
4. O lobo não se convence com os argumentos do cordeiro e o devora.
1. O lobo e o cordeiro são amigos e frequentam o mesmo lugar. 2. O lobo acusa o cordeiro de poluir as águas do rio que passa em suas terras, por causa da fábrica de propriedade do cordeiro;
3. O cordeiro se defende com argumentos fáceis de ser derrubados; ele era dono da fábrica sim, pois seria o herdeiro natural dos bens de seu pai, além do que o nome da fábrica era “Cordeiro e Filho”; o cordeiro argumentou que não poderia fechar a fábrica por causa do desemprego que causaria, mas na realidade ele pensou na perda de seus lucros quando disse que instalar um antipoluente custaria muito dinheiro e com isso não teria lucro.
4. O lobo ameaça devorar o cordeiro se a situação não for corrigida.
5. O cordeiro dá uma solução para o impasse: convida o lobo para ser sócio com ele na fábrica.
6. O lobo aceita a oferta e daí em diante não houve mais queixas a respeito da poluição causada pela fábrica.
7. Deduz-se que o lobo estava mesmo interessado na participação dos lucros que a fábrica lhe traria e não no combate à poluição do meio ambiente.
Questão 4.  Alternativa B
Questão 5. A poluição do meio ambiente pelas fábricas.
Questão 6. Resposta pessoal.

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